Quer se diferenciar no mercado e sair na frente da concorrência?
Neste vídeo, Demétrio de Mendonça, consultor do Sebrae e responsável pelas comunidades digitais, irá compartilhar um passo a passo resumido de como elaborar um bom plano de Marketing!
Infelizmente, muitos empresários ainda entendem o Marketing como uma despesa, sendo a primeira área da empresa a sofrer cortes durante períodos turbulentos. Quando, na realidade, Marketing é um investimento.
E você sabia que um dos principais erros do Marketing de pequenas empresas é investir em anúncios e campanhas aleatórias, sem nenhum tipo de planejamento prévio?
Um bom, bem definido e estratégico Plano de Marketing impacta diretamente no aumento das vendas e torna as empresas mais competitivas no mercado.
Ok, mas o que seria um Plano de Marketing?
Um Plano de Marketing é uma ferramenta de gestão dividida basicamente em três etapas: planejamento, implementação e avaliação/controle.
Vamos lá: no planejamento, o cenário (no caso, o mercado) é analisado e a partir disso as ações são definidas. Já durante a etapa de implementação, ocorre a execução do que foi analisado e definido na etapa anterior. Por fim, na avaliação e controle, serão avaliados os resultados obtidos através de indicadores de desempenho (como rentabilidade, aumento das vendas, opinião dos clientes) após a etapa da implementação.
E é sempre bom lembrar: investir em Marketing e não medir os resultados é um erro para qualquer negócio!
Gostou deste tipo de conteúdo? Quer ajuda para descobrir no que investir para melhorar o desempenho do seu negócio? Vem com a gente para Comunidade Sebrae! https://sebraepr.com.br/comunidade/
E-book: https://www.sebraepr.com.br/wp-content/uploads/PLANO-DE-MARKETING.pdf