O Empreendedorismo é talvez o maior motor de transformação em todo o mundo. E através dele, um cearense que saiu do interior, conseguiu driblar as dificuldades e criar um império.
José Roberto Nogueira, nasceu em 1965 na zona rural do Ceará, mais precisamente na cidade de Pereiro; local então com apenas 5 mil habitantes.
Em uma família com 11 irmãos, Roberto viveu sem energia elétrica até os 16 anos; e sua família cultivava todo o alimento que consumia.
Uma vida extremamente simples; mas que não limitava os sonhos do garoto, que aprendeu a ler apenas aos 10 anos de idade; e que na adolescência também aprendeu a fazer pequenos consertos em rádios, eletrodomésticos e motores.
Uma habilidade que lhe rendeu os primeiros trocados; cuja uma parte foi usada para pagar uma especialização por correspondência. O que lhe deu uma espécie de certificação para trabalhar com eletrônica; que o permitiu buscar oportunidades em cidades maiores.
Apesar de muito simples, a especialização lhe deu o conhecimento para realizar pequenos consertos em eletrônicos mais sofisticados; algo que para ele era suficiente para ter sua própria oficina de reparos.
Mais tarde, ele construía um império a partir da criação da Brisanet, empresa listada na bolsa de valores brasileira, a B3.